Portas e janelas de vidro tipo Blindex está na moda?

Portas e janelas de vidro tipo Blindex está na moda?

A construção civil não é imune à aquilo que a sociedade costuma chamar de moda, embora seja um segmento bastante tradicional e algumas coisas com raízes históricas muito profundas é comum vez ou outra surgirem alguns usos que as vezes passa e as vezes fica. A moda do momento é usar portas ou janelas de vidro de Blindex ou similar. Na verdade este tipo de material já era comum em construções comerciais, mas o que estamos percebendo agora é o uso residencial.

O vídeo abaixo mostra a composição de uma janela de vidro e como ela é montada:

https://youtu.be/BoKMw8ccZZE

Vantagens e desvantagens

Sempre que algo novo ou alguma coisa começa a ser usada é comum as pessoas buscarem alguns porquês, ou tentar relacionar as vantagens e desvantagens daquele produto, serviço ou procedimento qualquer. No caso das portas ou janelas de vidros em residências é possível relacionar também alguns benefícios e possíveis inconvenientes com esse material e embora esta conclusão possa ser um pouco subjectiva, acredito que os factores abaixo façam algum sentido.

Limpeza e praticabilidade

Uma das vantagens de portas e janelas de vidro e a praticabilidade na limpeza, uma vez que pode ser lavado e não há obstáculos. Mas ao mesmo tempo como desvantagem está a dificuldade de manter limpo, já que o vidro requer muito mais cuidado e manchas aparecem muito mais que em outros tipos de materiais.

Iluminação e ventilação

A boa iluminação também é um benefício, especialmente para ambientes grandes, nesses casos uma janela de Blindex dará óptima iluminação e também boa ventilação. As portas de vidro podem ser úteis em salas integradas a varandas ou outros ambientes externos, pois permitem melhor integração, mesmo que fechadas.

Uso de cortinas

Como desvantagens está o fato de ter de usar cortinas, especialmente nas janelas. Para quem tem em casa pessoas como algum tipo de alergia a pó isto não é uma boa ideia. No caso de quartos principalmente o uso de janelas de vidros não é muito recomendável, exactamente pela necessidade da cortina.

Preço

Evidentemente que ele se torna mais barato que muitos tipos de janelas de alto padrão que existe por ai. É uma questão de ponto de vista.

Modernidade

É facto que o vidro é um material bastante moderno e seu uso tem sido explorado em diversos segmentos. Na construção civil ele é antigo, mas em uma escala muito menor ao que vemos hoje. Actualmente a ideia é usar não somente janelas, mas grandes painéis, portas largas e outros partes da construção. Tudo isso reflecte em um ambiente bastante moderno e adequado aos nossos dias.